quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Educação/Bom Senso

É impressão ou quanto mais o tempo passa os seres humanos se tornam tão complicados?

Cumprimentos como “bom dia!”, “boa tarde!”, “boa noite!”, “como vai?”, “tudo bem?”, “precisa de algo?”, “obrigado!”, ficam cada vez mais no passado... Hoje são usados “colé veio?”, “valeu!”, “vai se danar!” e outras palavras e termos que não devem ser citados. Ou até mesmo o cruel desprezo.

O fato é que as pessoas perderam o bom senso, deixaram de olhar o próximo como seu semelhante e passaram a observar estritamente o seu umbigo. Situações essas que observamos a todo o momento, podendo ser, tanto nas periferias, como nas mais altas classes sociais.

O ser humano tem uma errônea impressão, que falta de educação só vale para os menos favorecidos. Puro engano!... Pois não me refiro a educação escolar, e sim, a educação compartilhada com o bom senso de cada individuo; aquela educação/bom senso, que a pessoa percebe que “o seu limite acaba quando o do outro começa”.

Portanto, fazendo uma varredura dos dias atuais, percebe-se a falta de limites... O vizinho que quer escutar som nas alturas, do famoso Pablo que está no auge da mídia e das dores de cotovelos, mas não se interessa se na casa ao lado, tem alguém doente; se tem filho pequeno ou, até, se o seu vizinho está interessado em ouvir o mesmo tipo de música. Fumantes que precisaram de uma lei de proibição em lugares fechados, e tem aqueles que desrespeitam, não lembra que o fumante passivo sofre tanto ou mais do que os próprios. As construções e reformas fora de hora, em residências, em que você mora em baixo se submetendo as regras do seu vizinho que pensam que podem tudo; até andar de salto alto a altas horas da noite. Não podemos nos esquecer daquele individuo que adora jogar lixo no chão, das janelas de ônibus ou de carro, podendo causar um acidente, e ainda têm os lixos que se acumulam nas ruas, causando enchente e desabamentos; e os acidentes de carros causados por bebedeiras, que matam inocentes todos os dias... Será que necessariamente todos precisam de babás que avisem o quanto podem causar prejuízos a alguém? Será que precisamos sempre de uma lei ou de uma regra para nos podar?

Seria maravilhoso que todos passassem a pensar na educação/bom senso. Muitos desgastes poderiam ser evitados, principalmente o índice de violência que vem crescendo absurdamente, por que simplesmente todos resolveram olhar apenas para seu umbigo!

Pensemos nisso!

Thaiz Guedes (Thaiz Smile)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto!
    Realmente precisamos nos conscientizar!
    Sejamos nós a mudança que queiramos ver no mundo, mas primeiramente precisamos mudar nossos gestos em relação a sociedade, pois gentileza gera gentileza, e a educação nos transforma em verdadeiros seres humanos!
    Sempre lembro de uma frase de Pitágoras em relação a educação
    "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos"

    ResponderExcluir