segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UM PASSEIO EM CONDEÚBA...

Foi numa noite fria do mês de junho, que me dei conta que entrava em um ônibus da Camurujipe e fui ao encontro de uma Cidade que jamais havia passado pela minha cabeça conhecer! Mas a vida é engraçada! Com nove anos de idade, estava eu morando em Vitória da Conquista e fui embora sem conhecer nenhuma cidade vizinha! E com trinta e quatro anos, estava indo em direção a Vitória da Conquista para pegar outro ônibus, nesse caso, da empresa Novo Horizonte pra Condeúba. Conhecer a terra de um poeta chamado Flores.
Pensei: só posso está louca! Como eu poderia ir pra um lugar que não conhecia, e muito pouco o poeta? Mas, a vida tem dessas coisas! Uma hora você mesma se desafia, porém, não pode esquecer o plano B, caso algo saia do controle. E foi o que fiz, viajei a noite toda, cheguei pela manhã em Vitória da Conquista e bateu um desespero, meu celular da TIM não tinha sinal; como falar com o poeta que eu estava chegando?! Foi quando tive a idéia de colocar crédito na Oi e mandar mensagens. É uma adrenalina está em um lugar que só esteve quando criança, não conhece ninguém e fica incomunicável.
Cheguei ao meu destino, mas antes passei de ônibus por algumas cidades pitorescas, que ainda quero conhecer: Belo Campo, Tremedal e Piripá; não lembro bem se é essa a ordem. Condeúba é a última cidade desse trecho. Por sinal, a seca era gritante nas estradas... No entanto o coração foi pulando de ansiedade esperando encontrar o poeta e também sua família.
Parecia uma adolescente imaginando: será que iriam gostar de mim?
O Flores perguntava-me se havia feito boa viagem. E eu, tímida, ainda tentava entender o que eu estava fazendo ali.
Fiz boa viagem! Cansativa, mas foi tranquila!
Senti-me como uma criança de 34 anos, acolhida pela família, pelo poeta e por Condeúba, que pretendo voltar sempre, pois vivi momentos de pura magia e sonhos, entre banhos de cachoeira; subi em árvores, apreciei sabores diferentes, roças, animais, fotos, romance, poesias e etc.
Todo mundo deveria fazer essas loucuras! Faz bem pro ego.
Podem estar se perguntando o que vi de tão interessante? Tudo! E ao mesmo tempo nada! Depende da história que foi criada numa cidadezinha linda, que sofre com a seca e com os problemas sociais, políticos, mas tem suas particularidades de beleza natural em que fiz questão de viver cada momento com o poeta Flores e sua família tão simples e tão hospitaleira.
Ah! Construí um sonho nessa cidade, em que pretendo objetivar, a minha, a nossa, “Casinha de Sapé” em um local, onde a natureza grite aos nossos ouvidos e voltemos à simplicidade de um lar.

Thaiz Guedes
(Thaiz Smile)


5 comentários:

  1. Linda postagem amiga !! Deve ter sido ótimo conhecer esse poeta tão querido ,tão inteligente !
    Todos os lugares que somos bem vindos sempre ficam sementes ...

    ResponderExcluir
  2. De fato foi momentos especiais amiga! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Foi realmente muito bom receber você em Condeúba, Thaiz. A cidade está de braços abertos para te acolher sempre que pricisar, bjos.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de passeio, Thaiz!
    Sinto uma imensa admiração pelas terras de Vitória da Conquista, lá com toda a seca, problemas territoriais e políticos, ainda tem uma beleza e um encanto indescritível, que só visitando para sentir.
    Que bom que você teve essa oportunidade, na verdade dupla oportunidade, pois além de conhecer o local, esteve ao lado da magnífica presença humana e calorosa do povo de Condeúba.

    Vem para as Minas Gerais para que possas desfrutar de mais uma deliciosa aventura, com direito a cafezinho feito na hora e pãozinho de queijo bem quentinho.

    Um forte abraço da amiga,

    Celeste Farias Dias

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Celeste! O passeio realmente foi incrível. Quem sabe num apareço por essas bandas de Minas...Lembro que quando morei em Vitória da Conquista, cheguei ir a Minas Gerais, mas não lembro de muita coisa, por que fiquei com a família em uma espécie de hotel, recanto, sei lá, onde as águas eram térmicas,srsrs. Obrigado pelo convite! Bjs

    ResponderExcluir